Por quê um "Deus Homem"?

, , Sem Comentários


O blog Projeção Evangelho apresenta ao público um tema bastante atrativo e interessante. Para você que é novo na fé, talvez tenha se feito esta pergunta. E para você que já tem um tempo na caminhada se faz esta pergunta para estudos ou aprofundamento na Palavra. No entanto, a questão de "Porque um Deus homem?"  ou "Porque um homem Deus?" abraça tanto um lado quando o outro e é bastante relevante. Siga-nos neste conhecimento!

Para iniciarmos, deve-se primeiro explicar que a questão de "Porque um Deus homem?" não se refere ao sexo masculino, mas sim à questão da humanidade do Deus em terra. Sabemos, por base bíblica, que Jesus não era apenas Deus ou apenas homem. Mas sim os dois (ver joão 1:14). No entanto, não podemos o considerar como um "semideus". Mas, como um Deus que viveu vida humana, porém sem pecados.

"Portanto, visto que temos um grande sumo sacerdote que adentrou os céus, Jesus, o Filho de Deus, apeguemo-nos com toda a firmeza à fé que professamos,
pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecado." 
Hebreus 4:14-15

Sabendo isso, entramos no foco do nosso tema: "Por que um Deus Homem?" Esta pergunta levantada, se diz respeito à questão da necessidade de o próprio filho de Deus morrer pelo homem, e não um dos Profetas antigos ou um dos apóstolos morrer na cruz. Uma vez que há relatos históricos de que estes alguns destes últimos tenham sido mortos em cruz (como mártir), mas nunca em remissão de seus pecados ou de ninguém. Como percebe nas palavras de André, que se segue:

“Ó cruz, extremamente bem-vinda e tão longamente esperada! De boa vontade, cheio de alegria e desejo, eu venho a ti, discípulo que sou daquele que pendeu de ti: pois sempre fui teu amante e sempre desejei te abraçar.” J O H N  F O X E, 2003 pag. 19

Vamos analisar em partes. Primeiramente, devemos saber que todos os homens são pecadores e pecaram diante de Deus (ver Romanos 3:23). Analisado essa parte, e fazendo a analogia de que se eu peco eu tenho uma dívida. Ninguém que tem uma dívida e que não pode ser paga pelo seu próprio esforço, conseguiria pagar a divida semelhante de outro homem. Observe abaixo:

"João, Marcus e André devem cada um 1000 (mil) reais para Pedro. Pedro cobra esta divida, mas nenhum deles tem valores suficientes para pagar. No entanto, o filho de Pedro (Paulo), é rico e tem um coração bondoso. Paulo resolve, portanto, pagar a divida dos três, uma vez que nenhum deles poderiam quitar suas dividas com Pedro."

A ilustração pode até ser superficial e tosca, comparando a história terrena com o plano de salvação, mas creio que deve ter deixado mais claro (pelo menos foi este objetivo) a necessidade de que o Filho de Deus morresse, nenhum outro homem. 

No Plano de salvação, o Filho de Deus "se fez pecado para que nós fossemos feitos justiça de Deus"(conforme 2 Corintios 5:21). Mas o que significa se fez pecado? Quando a Bíblia fala que Jesus se fez pecado, revela que Ele foi substituto na divida. Ele não devia, mas assumiu a situação e quitou o debito com Deus. Fomos justificados. Foi pago a divida.

Neste ponto, também vemos a necessidade de um "Deus homem" em terra (Jesus). Ele tinha, e teve, como pagar a antiga divida do homem com Deus. Nenhum homem era puro o suficiente. Nenhum carneiro era puro o suficiente para expiar o pecado do mundo. Apenas Jesus era. Por isso "ao Senhor agradou moê-lo." Isaías 53:10

Até aqui está tranquilo e claro. Mas, porque a morte, e não apenas o sangue? É fácil ouvir várias pessoas falarem "O sangue de Jesus tem poder" ou "Fui salvo pelo sangue derramado". Estas expressões podem ser encontradas facilmente no meio cristão. Mas, o sangue realmente pagou pelo pecado? Vamos analisar:

"Da opressão e do juízo foi tirado; e quem contará o tempo da sua vida? Porquanto foi cortado da terra dos viventes; pela transgressão do meu povo ele foi atingido." Isaías 53:8

"Dizendo: É necessário que o Filho do homem padeça muitas coisas, e seja rejeitado dos anciãos e dos escribas, e seja morto, e ressuscite ao terceiro dia." Lucas 9:22

Perceberam? 
A enfase em "Portanto foi cortado da terra dos viventes" e "e seja morto", tem como objetivo de mostrar que não era apenas o sangue suficiente para pagar o pecado. Jesus poderia cortar o dedo e derramar o sangue e dizer "está consumado"? Não! Ele deveria morrer. Ele não só derramou o sangue, ele morreu. Entregou seu espirito nas mãos de Deus como preço de expiação pelos pecados.

"E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isto, expirou." Lucas 23:46


Obedecendo ao que foi revelado em Isaías 53:10, que diz:

"Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão." Isaías 53:10

Depois dessa aula particular de teologia (rsrsr) creio que deve ter acabado a duvida de "Por que um Deus homem?" 

A divida que o homem tinha era "impagável" pelo próprio homem, uma vez que eles não tinham o suficiente para pagar, assim dizendo. No entanto, Jesus, entregou sua vida em intercessão aos homens e a divida foi quitada. Resta agora de nós ARREPENDER E CRER, como diz:


Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.Mateus 4:17

Amém!


Deixe seu comentário. 
Compartilhe. 

0 comentários: