O que aprender com os dois ladrões crucificados ao lado de Jesus?

, , Sem Comentários


Este tema, abraça tanto os jovens quanto os pais dos jovens; ou até mesmo os avos dos jovens. Ou seja, é para a todos aqueles que pertence ao evangelho, ou até mesmo os que não professam a fé e tem curiosidades ou interesses. A maioria das pessoas já leram ou ouviram falar dos ladrões crucificados ao lado de Jesus. Mas, o que aprender com eles? Esta parte da Bíblia não foi escrita em vão. Embarque nesta nova onda de conhecimento da Palavra, e descobrirá!



Muitas das vezes nos vemos questionando ou estudando sobre vários temas na Bíblia. Sobre o interesse de Satanás; a importância da cruz; Espirito Santo; chamado; isso e aquilo. Mas, você já parou para tentar entender o significado do passagem dos dois ladroes crucificados à direita e à esquerda de Jesus? Para começar a falar sobre este tema, devemos é claro lê a parte da escritura que retrata a cena. Observe:

"E foram crucificados com ele dois salteadores, um à direita, e outro à esquerda."
Mateus 27:38

Inicialmente, a Palavra de Deus retrata apenas o fato de existir os dois ladrões ao lado do de Jesus. No entanto, a Escritura prossegue narrando e mostra que um dos ladrões blasfemava a Jesus falando que se ele fosse o filho de Deus, teria o poder de descer da cruz. Por outro lado, o segundo ladrão defendia ao Filho de Deus (ver Lucas 23: 39-43). Agora, nasce a questão: "O que aprender com os dois ladrões crucificado com Jesus?"

Para responder a esta questão, inicialmente devemos ter em mente de que todos os homens são pecadores, assim como esta escrito em Romanos 3:23. Outra informação importante é que o pecado, quando maduro, produz a morte:

"Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte."
Tiago 1:15

Observando estas informações, a condenação de ambos os ladrões era "justa". Uma vez que ambos pecaram, como foi relatado por um dos ladrões crucificados:


"E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez."
Lucas 23:41

 No entanto, a Palavra também nos revela que o dom gratuito de Deus é a vida eterna em seu Filho Jesus (ver Romanos 6:23). Este dom, é claro, é dado por Deus a todos aqueles que se arrependem de seus pecados. Se arrependem e confessam os seus pecados. Sendo assim, a partir do arrependimento dos erros do segundo ladrão, ele se fez justificado pelo sangue de Cristo.

Ele não se justificou por que foi crucificado (observando que o primeiro também caiu em mesma condenação de cruz e não foi justificado); nem mesmo por que foi crucificado ao lado de Cristo. O ladrão foi justificado porque confessou e arrepende-se dos seus erros. O fato da repetição da palavra arrependimento e confissão nesse post não se dá por vícios de linguagem. Mas como forma de enfatizar a mensagem ao leitor. Para que fique claro a instrução da Palavra que diz:

"Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.
Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será confundido."
Romanos 10:10-11

Enquanto um dos ladrões obscureceu-se em pecado e foi condenado, o outro foi justificado pelo sangue de Cristo e recebeu a salvação:

"E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso."
Lucas 23:43

Aproveitando o mês do arrependimento que a Rede Jovem ID se encontra, peço que, em nome de Jesus, venham a refletir neste post. Se for insuficiente estas palavras humanas, apele para a Escritura sagrada. Siga as referencias em vermelho e façam seus estudos.

Amém!
Até a próxima.

0 comentários: