Como o homem do antigo testamento era salvo?

, , 2 Comentários


Hoje, após a morte e ressurreição de Cristo, sabe-se que a salvação vem pela fé em Jesus. Mas, você já se perguntou como que o povo de Deus era salvo antes de Cristo? Se perguntado esta questão para maioria dos Cristãos confessos no século XXI, certamente falarão que há uma completa diferença entre a salvação antes e depois de Cristo. Sendo assim, a Rede Jovem ID novamente traz um post indispensável para você que se enquadra ou não com o perfil acima abordado. Então, prossiga na leitura.





Não deixe de ler: Por quê um "Deus Homem"?

Em Pleno século XXI, vários cristãos desconhecem a forma de salvação dos homens do antigo testamento. O fato de não conhecer este assunto não se dá ao fato de não ter interesse em buscar o conhecimento. Talvez até seja, mas não é uma regra. A maioria não conhece por que simplesmente não se sentiram estimulados à entender, ou não encontra importância neste conhecimento. No entanto, quero estimular. Como o homem do antigo testamento era salvo?

Para analisar esta situação, devemos antes nos fazer uma pergunta. Os cordeiros e os sacrifícios de animais podem salvar o homem? Vamos lá! Se passarmos levemente o olho no antigo testamento percebe-se facilmente que a purificação do homem pecador era realizada através da simbologia do sacrifício de sangue de animais. Simbolismo! Os animais, na verdade não tinham poder algum para purificar o homem, muito menos o livrar do poder do pecado.

No entanto, se lermos mais afundo a Palavra, percebe também que os homens tinham a esperança no messias que viria. Os livros dos profetas do antigo testamento, tal como Isaías, Daniel, Zacarias, Malaquias e tantos outros deixam claro esta esperança na promessa de Deus. A promessa que viria o Cristo.

"O Senhor teu Deus te levantará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu; a ele ouvireis;"
Deuteronômio 18:15

"Alegra-te muito, ó filha de Sião; exulta, ó filha de Jerusalém; eis que o teu rei virá a ti, justo e Salvador, pobre, e montado sobre um jumento, e sobre um jumentinho, filho de jumenta."
Zacarias 9:9

Sabendo que os homens do antigo testamento cria na vinda do Messias, fica fácil perceber que a esperança deles não estava em mortes de animais. Mas sim na fé da vinda do filho de Deus. Eles tinham a esperança na vinda do Cristo, sabendo que Ele viria para expiar o pecado dos homens.

"Todavia, ao Senhor agradou moê-lo, fazendo-o enfermar; quando a sua alma se puser por expiação do pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias; e o bom prazer do Senhor prosperará na sua mão."
Isaías 53:10

Mas, em explicação ao fato de existir a simbologia do sacrifício de animais pode ser visto em João 1:29 que diz: "Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo." Este cordeiro (Jesus) tira o pecado do muno. Expia o pecado. Purifica o homem.

Potro ponto a se observar é este:
"Assim como Moisés levantou a serpente no deserto,desse mesmo modo é necessário que o Filho do homem seja levantado, 
para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
João 3: 14-15


Em relação à este estudo voltado à salvação do homem, R C Sproul publicou um vídeo que explica esta situação. Em concordância, Sproul afirma que o homem do antigo testamento tinham a fé olhando para a frente. Ou seja, o povo cria no Sacrifício que viria a acontecer pelo Messias. Hoje, Por outro lado, olhamos para trás observando uma fé do sacrifício que foi realizado no processo de expiação.


Assista ao vídeo

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns pela dedicação para deixar o blog cada vez melhor.

Unknown disse...

Não há de que.
O trabalho da Rede ID é direcionar a Palavra. E, a cada dia, acontece um novo disparo!