Olhe para Ele e seja salvo!

, , Sem Comentários

É muito interessante e maravilhoso a expressão da bíblia e como o evangelho está espalhado por toda a escritura. Embora a maioria dos cristãos nominais ou os professos de outras religiões pensem (ou até mesmo afirmem) que o evangelho está presente apenas no novo testamento, é importante destacar que NÃO é verdade. O que se pode perceber é que o evangelho está em toda a escritura, em sua essência. 

O evangelho da cruz já era anunciado - embora com outras palavras - a todos os escolhidos pelo Deus criador. O que se pode perceber é que o primeiro evangelho data-se bem antes do aparecimento da segunda geração de homens na terra. Após o primeiro pecado humano, destacado em Gênesis, o SENHOR anunciara o primeiro evangelho observado em Gênesis 3:15, como se vê:


"Estabelecerei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o descendente dela; porquanto, este te ferirá a cabeça, e tu lhe picarás o calcanhar” Gênesis 3: 15.


O destaque acima mostra que o anunciado em Gênesis considera-se como uma projeção da vinda do Messias (Isaías 7:14) e seu triunfo no confronto contra satanás (Colossenses 2:15). Portanto, como falado anteriormente, o evangelho data-se de muito antes que muitos imaginam e interpretam. 

No entanto, este post não tem por objetivo apenas destacar que o evangelho é bem mais "antigo" do que pensamos. Antes, objetiva-se mostrar a beleza da escritura e sua sincronia perfeita mesmo com o passar do tempo e a alteração de autor para autor. Para destacar esta beleza da escritura, foi escolhido a anunciação da cruz como ferramenta para o objetivo. Assim, o evangelho de Jesus é anunciado e, simultaneamente, a sincronia é destacada.

Fazendo Jus ao Titulo do post ("Olhe para Ele e seja salvo!"), vamos observar três passagens bíblicas com datas totalmente distintas (bem distintas, por sinal) e que anunciam um só alvo: Cristo. As semelhanças desta passagens a se destacar são o pecado do homem, a misericórdia de Deus e sua Graça através do Salvador.


 Números:
- 4º Livro do pentateuco
- Escrito por Moisés
- Período: 1400 anos a.c.

Em Números 21, a Escritura destaca que Israel encontrava-se em rebeldia contra Deus. O povo bradava contra Deus e contra Moisés afirmando que o Senhor havia tirado eles do Egito, mas seria melhor permanecer presos deliciando-se das cebolas e alhos do Egito, do que se alimentar da "comida miserável" (Num 21:5). Em razão do pecado do homem, Deus enviou serpentes venenosas que morderam o povo (Num 21:6).

Após a oração de Moisés em favor do povo, o Senhor ordenou que Moisés construísse uma serpente e colocasse no topo de um poste. Assim, todos aquele que fossem picados pelas serpentes venenosas, ao olhar para a serpente no poste permaneceria vivo (Num 21: 9).


Livro do Profeta Isaías:
- 1º dos quatros considerado Profetas Maiores
- Escrito por Isaías
- Período: 700 anos a.c.

Em Isaías 45, Deus anuncia sua benevolência e misericórdia ao seu povo. Os olhos do Senhor estão atentos a todos os homens. Não haverá aquele que passará despercebido diante de seus olhos pois todo joelho se dobrará diante dEle e toda lingua será julgada por Ele (Is 45: 23), mas todo aquele que olhar para Ele será salvo (Is 45:22)

Na primeira passagem fica perceptível que Deus ordena que o povo olhe para um alvo para ser salvo; Quem é esse alvo? Quem é capaz de salvar o homem de seu pecado? Na segunda, a projeção já revela que é Necessário que o homem olhe para Deus para ser salvo; e a terceira e ultima passagem deste post mostra quem é esse Salvador.


Evangelho e João
- 4º dos quatro evangelhos
- Escrito por João
- Período: 90 anos d.c.

"Assim como Moisés levantou a serpente no deserto,desse mesmo modo é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."João 3:14-15

Para o conhecedor (até mesmo superficial) das escrituras não é novidade alguma saber que Jesus é o Salvador do homem. Todo aquele que "olhar para Ele" será salvo! Mas o que pode-se perceber é que em todas as três passagens não foi destacado que o esforço humano pode salva-lo. Em verdade que apenas o Deus podia salva-lo da condenação.

Para complementar o post, assista ao vídeo de John Piper abaixo:



0 comentários: