A cruz foi um "plano b"?

, , Sem Comentários

Observar o cenário onde o homem encontrava em gênesis (antes da queda), continuar em gênesis (depois da queda), percorrer a bíblia (antes da cruz) e chegar ao ponto da cruz, nos faz necessário fazer uma pergunta: "A cruz foi um 'plano b'?"  Para compreender a raiz deste problema, necessita-se fazer uma outra pergunta: Deus surpreendeu-se (foi pego de surpresa) com o pecado cometido por Adão? Vamos entender.

Para começarmos esta análise vamos viajar para os primórdios da existência. Lá enquanto Deus construía o mundo, criava e dava vida ao que existe na terra. Em Gênesis 1:1, tem-se:


"No princípio criou Deus o céu e a terra.
E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
E disse Deus: Haja luz; e houve luz."

Gênesis 1:1-3


Neste cenário, estamos visualizando a criação dos primeiros fragmentos do que viria a ser o planeta terra. Vamos caminhar mais um pouco. Vamos para Gênesis 1:26:


E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.

Gênesis 1:26


Após termos acelerado um pouco no tempo, encontramo-nos no cenário do sexto dia da existência da terra onde o Deus criador cria (redundância proposital) o homem à sua imagem e semelhança. Chamando a atenção para a questão da imagem e semelhança do Deus, pode-se perceber que o homem estava em seu perfeito estado de retidão com Deus, ou seja, sem pecado; puro; reto.

Deus e o homem estava em harmonia e, até o momento, nada os separavam. Nenhuma mancha havia na criação. Vamos agora percorrer mais uns tempos após o término da criação. Vamos nos deslocar para um período que não está claro na Bíblia. Sabe-se apenas que a cena a ser retratada foi após o sétimo dia da criação. Vamos para Gênesis 3: 4-6:


Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.
Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.
E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.

Gênesis 3:4-6


Nesta visualização percebe-se que Eva foi tentada pela serpente (satanás) e tanto ela como Adão foram seduzidos e pecaram. Nesta situação, entra-se a questão chave desse post: Deus foi surpreendido pelo pecado do homem? Deus, por acaso, chegava ao jardim (Éden) quando surpreendeu-se ao questionar em alta voz (ou em baixa voz, tanto faz): O que vocês fizeram aqui? Vocês me desobedeceram? (entre Gn 3:9-11) Na verdade, Deus sendo onisciente não só previa o pecado, como sabia que o pecado aconteceria.

Mas agora surge um problema, não? Como, Deus conhecendo que o pecado viria, não interviu? Para essa responder a essa questão não somente entra-se no livre arbítrio dado ao homem (Gn 2:16-17), como também entra no propósito de glorificação estabelecido em seu filho Jesus, dentre outras situações a serem observadas. Para fins de análise desse atual post, vamos observar a questão de glorificação do filho de Deus.

Para observar a questão da glorificação de  Jesus e, consequentemente, responder a questão tema desse post, vamos viajar lá para um momento após a morte e ressurreição de Jesus. Vamos para um período que está entre os anos 60 e 63 d.c. (período em que a carta foi escrita). Vamos para Efésios 1:2-4:


A vós graça, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!
Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo;
Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;

Efésios 1:2-4


Visualize um problema parecido com o abordado lá enquanto estávamos em Gênesis. Perceba que Paulo diz clara e com todas as letras "antes da fundação do mundo". Se realmente devemos crer que as escrituras são verdadeiras e fieis ( e são!), devemos então começar a encaixar as "peças" do quebra cabeça. Deus predestinou o homem para algo superior. Vamos entender ao continuar a carta de Efésios. Vamos para 1:5-11:


E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça,
Que ele fez abundar para conosco em toda a sabedoria e prudência;
Descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo,
De tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra;
Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;

Efésios 1:5-11


Aqui, nós poderíamos perder a linha de raciocínio porque está faltando uma "peça" importante desse quebra cabeça. Podemos compreender que Ele "nos predestinou [...] para louvor da glória de sua graça [...], conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho de sua vontade." Mas, por que houve a necessidade dessa predestinação?

Primeiro: Porque sabe-se que em todos os períodos descritos, satanás já havia sido destituído devido ao seu pecado contra Deus; Segundo: Por que se Deus não predestinasse, não haveria aquele que chegasse a Deus, de acordo com a carta de Paulo aos Romanos (Cap. 1 a 9); Terceiro: para o triunfo magnifico de Jesus sobre todos os principados e potestades (Col. 2:15).

Logo, tudo gira em torno de Cristo. Tudo é para que Cristo seja magnificado, adorado e exaltado.

Sendo assim, lá na cruz, quando Jesus estava debaixo do anátema de Deus, o filho, mesmo na derrota visual (em olhos humanos), vencia não só a morte, mas o diabo. Enquanto Jesus sofria a ira de Deus, por um propósito estabelecido do pai no filho, Jesus resgatava muitos de volta para Deus e, simultaneamente, adquiria mais glória (Toda a glória) para o Pai.

Espero ter deixado claro o propósito da cruz não como um "plano b", mas como o plano da glória de Cristo. Mas, se ainda não está claro, tem um vídeo de John Piper que ele fala que satanás fez o mal cometer suicídio durante a crucificação de JESUS. O vídeo é curto, mas ótimo para complementar o post. confira-o abaixo:

0 comentários: