Vocês são chamados?

, , Sem Comentários


Embora todos os cristãos sejam chamados a servir a causa de Cristo, Deus chama certas pessoas para servir a Igreja como pastores e outros ministros. Ao escrever ao jovem Timóteo, o apóstolo Paulo confirmou que se um homem aspira ser um pastor, “excelente obra almeja.”(1 Tm 3.1) Da mesma forma, é uma grande honra ser chamado por Deus para o ministério da Igreja. Como você sabe se Deus está te chamando? Continue a leitura deste post.

Essa sinopse acima foi publicada em 04 de março de 2013 pelo blog Voltemos ao Evangelho, pelo Pastor Heber Campos Jr. chamando a atenção para a relação do chamado de Deus para seu povo.



Para variar, a Rede Jovem ID trás hoje um tema bastante aplicado nos dias atuais: O chamado de Deus. A maioria das pessoas que se professam cristãs creem que foram chamadas por Deus. Se perguntado nas congregações quem é chamado por Deus, certamente boa parte (se não todos) da igreja levantarão a mão a afirmar que foram. No entanto, como foi esse chamado? chamado para que e por quem? 

 O objetivo deste post não é levantar dúvidas a respeito do chamado de determinados ministérios ou pessoas. Mas sim, mostrar com respaldo bíblico o que é um chamado. Observe:


“Mas vos sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; ” 1 Pedro 2:9

“Rogo-vos, pois eu, preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, [...] E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. ” Efésios 4: 1 e 11

Cantamos e dançamos dizendo que temos um chamado. Mas, todos nós sabemos o que é um chamado? E, se sabemos, sabemos para que somos chamados?

A Palavra do Senhor no novo testamento nos revela basicamente dois empregos da palavra “chamado”. O Primeiro emprego está destinado ao chamado universal. Onde, como é falado em 1 Pedro 2:9, somos chamados das trevas para luz. Essa expressão “chamados das trevas para luz” está se referindo ao chamado da salvação. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. ” João 3:16 Este é o chamado universal da salvação.

A outra colocação da palavra “chamado” está configurada como uma convocação para executar um dom em um ministério. Como podemos ver em Efésios 4:11, uns são chamados para pastores, outros profetas, outros evangelistas, dentre outras.

Sendo assim, sabemos que existe um chamado universal para a salvação, onde todos os que se arrependem e creem no Senhor são salvos. E existe também um chamado para um ministério, é desse último que iremos tratar.

Quando ouvimos falar em chamado no sentido de executar uma tarefa em um ministério, lembramos logo de convocação. E a palavra convocação nos leva a saber que nomes são direcionados. Ou seja, em todo o chamado, no segundo sentido já explicado, há a expressão de um nome. Já que passamos por um período de copa, vamos utilizar uma ilustração com a convocação para a seleção brasileira. Como o técnico da seleção chamou os seus 23 jogadores? Ele chamou 46 e mandou bater par ou ímpar para ver quem venceria? Ou ele gritou dentro do estádio que os 23 que chegassem primeiro iria jogar pela seleção.  Nem de uma forma nem de outra. Durante o chamado que o técnico fez para seus jogadores ele direcionou os nomes exatos de quem iria participar. Ele falou: Neymar, Júlio, Daniel.

Da mesma forma acontece no Reino de Deus. Quando Deus chama seus servos Ele direciona nomes. Seja ele Paulo, Marcus, Pedro ou Mateus. Ele direciona um nome.

Querem uma prova? Vamos então a Palavra do Senhor:


"E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.
E ele, tremendo e atônito, disse: Senhor, que queres que eu faça? E disse-lhe o Senhor: Levanta-te, e entra na cidade, e lá te será dito o que te convém fazer.
E os homens, que iam com ele, pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém."
Atos 9:3-7

Perceberam?
E para ficar mais evidente que ele direciona a cada nome, percebam que no verso 7 está escrito que os homens que estavam com Saulo também ouviram a voz. Dessa forma, se Deus não direcionasse-se à uma pessoa, Ele poderia Chegar no meio daquele pessoal com sua voz e dizer: “Ei.... Psiu! Tenho uma vaga para um trabalho em Damasco. Quem chegar primeiro lá vai ser o escolhido. ” Não! Ele direcionou seu chamado a Saulo.

Como sabemos, quando Deus chama, ele chama com um propósito. E, se ele chama com um propósito, fica claro que irá utilizar os talentos e os dons que cada um tem de acordo com o serviço a ser realizado. Novamente, vamos visualizar a convocação da seleção brasileira. Todos sabem que função tem Neymar dentro de campo? (Atacante) e Júlio Cesar? (Goleiro). Pois bem. Já imaginaram se Neymar e Júlio trocam de posições. Neymar fica sendo goleiro e Júlio atacante? Seria um fracasso, não é? Por que seria? Por que eles fazem o que sabem fazer. Fazem o que foram treinados a fazerem. Da mesma forma é no Reino de Deus. Uns são chamados para Pastores, outros evangelistas e doutores Efésios 4:11.

Deus chama o musico para ser musico em seu ministério. Chama aqueles que tem domínio na palavra para serem pastores. Chamam cada um conforme a sua vocação. É claro que todos devem pregar o evangelho por que isso foi falado por Jesus, mas cada um em ministérios diferentes. Com chamados diferentes. Imagine a seleção brasileira que só tenha atacantes, onde ficaria a defesa? Ou se só tivesse goleiro, onde ficaria o ataque? Não, a cada um é dado uma função diferente. Assim como diz Paulo que muitos são os dons mais o Espirito é o mesmo, lá em 1 Corintios 12:4.

No entanto, existem muitos que nem sabem se foram chamados. Sentem uma vontade no coração de executar uma função dentro de um ministério mas tem medo porque se acham incapazes. Existe isso ente nós. Contra isso, tenho aqui uma palavra. Todos os que foram chamados por Jesus, foram chamados porque tinham o perfil. Tinham o que Ele queria, no entanto não tinham instrução. No evangelho de Mateus, Jesus convoca a todos os discípulos dizendo: “segue-me”. Ele não pergunta primeiro se eles sabem. Jesus disse para Pedro e André (dois pescadores): “vêm e eu te farei pescadores de homens”. Ele disse TE FAREIS, PESCADORES de homens. Mt 4:19

Em Mateus 5:1-2 encontra-se uma cena bastante conhecida por nós. A Apalavra nos fala que Jesus se assentou junto a uma grande multidão com seus discípulos e começou a instrui-los. 
“Bem aventurados os mansos... os puros... os limpos.... Os pacificadores. ” Jesus falava do amor, do ódio, e de todas as suas leis. E, quando vocês forem ler os quatro evangelhos, irão perceber que Jesus passou os três anos de seu ministério basicamente instruindo os seus discípulos. Jesus os chamou, mas os instruiu também. Então, vocês que se sentem inseguros por não se sentirem capazes, saibam que quem instrui é Deus.

Após sabermos o que é um chamado, por quem somos chamados, como somos chamados, é importante saber para que somos chamados. 

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus."
1 Coríntios 10:31

A Palavra por si só já nos fala porque somos chamados. Porque fazemos o que fazemos quando somos chamados. Fazemos tudo para a glória de Deus. Não para nos gloriarmos, mas para a glória de Deus. Finalizando:

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. ” 
Marcos 16:15

Esta é nossa maior missão!

0 comentários: